quarta-feira, 3 de setembro de 2014

.Pele oleosa: uma nova jornada em minha vida.

Estou tentando engravidar. Isso quer dizer que parei de tomar anticoncepcional e quer dizer mais ainda que meus hormônios estão uma loucura. Marido está tendo que virar um monge tibetano pra me aguentar, porque, minha gente, não tá “fáceow” pra ninguém e eu estou super-mega-hiper-über irritada/uó. Marido também tem tido suas tpms, então, eu acho que eu também sou legal de aguentá-lo de vez em quando. Não me julguem. Rá! Também, pudera. São probleminhas demais, me entendam, por favor. Estou inchada (leia-se "geóide"), com o ciclo menstrual completamente louco, cheia (sim, eu disse CHEIA) de espinhas no rosto, costas e colo, irritadíssima e ao mesmo tempo, super sensível. De chorar com um simples vídeo de bebê fofinho ou menininho africano cantando. Ou seja.

Mas enfim, a questão é que minha pele e meu cabelo que SEMPRE foram secos, estão pingando em óleo e eu estou desesperada com tanta gordura presente em meu ser (em todos os sentidos). Fui na gineco e estou cuidando pra essa fase uó passar rápido, muito embora não seja tão simples assim, pois tenho ovários policísticos e eles funcionam quando estão a fim. E acho que eles estão bem preguiçosos nos últimos cinco meses. Mas fiz uns exames e peguei uns pareceres do meu neuro (que tinha pedido pra eu parar de tomar anticoncepcional também por causa das dores de cabeça diárias que eu estava tendo) pra poder tomar os remédios que vão fazer tudo voltar ao normal, mas sem me impedir de engravidar.

Também fui na dermato e ela me disse que como estou tentando ter um baby, não vai poder fazer muita coisa por mim porque alguns remédios/produtos começam a agir após três meses e contém ácido salicílico (se não me engano) e podem prejudicar o neném (que ainda nem existe, mas tudo bem). Aí, passou um xampu e um sabonete pra controlar a oleosidade, uma pomada pra secar as espinhas e só. Ajudou um bocado, devo dizer, mas em alguns períodos do ciclo, a situação fica pior e eu tenho que lavar o rosto constantemente e melecar meu rosto e meu colo e costas de pomada pra secar as espinhas. Maquiagem, meus amigos e amigas, que é bom, quase não estou usando pra não piorar a situação. Ou seja, estou sofrendo. Hahahaah. Mas é sério, está periclitante. Estou me adaptando melhor e utilizando produtos em pó, passando longe dos cremosos, pra não sentir que estou a ponto de fritar um ovo no meu rosto.

Pro cabelo, o xampu seco tem sido meu melhor amigo ultimamente. Lavava o cabelo dia sim, dia não, mas com isso, estou tendo que praticamente lavar todos os dias na fase de pico do ciclo, quando os hormônios ficam mais atacados. Quando essa fase passa, continuo lavando dia sim, dia não e usando o xampu seco na raiz pra não ficar tão gorduroso, e consigo segurar um dia pelo menos sem lavar.

Acho difícil alguém estar passando exatamente pela mesma situação que eu, mas aqui têm umas dicas dos produtos que estou usando e o que eu tenho feito pra melhorar a situação da oleosidade na pele e nos cabelos, indicação da minha dermato, a Dra. Vilma Queiroz. Mas, lembre-se sempre que você deve procurar a sua dermatologista pra que ela analise o seu caso e passe produtos específicos.

/ Protetor Solar: Já usava o Capital Soleil, da Vichy, que é oil free e a dermato disse que eu poderia continuar usando ele sem problemas. 



/ Xampu: Meu xampu pra lavar o cabelo normalmente é o da Pantene, o Expert Collection. Mas a dermato pediu pra eu lavar o cabelo pelo menos duas vezes por semana com o Stiprox, da Stiefel. Ele ajuda no controle da oleosidade e, com ele, consigo até lavar o cabelo dia sim, dia não. Custa mais ou menos, 50 dinheiros.



/ Sabonete: Usava o Deep Clean da Neutrogena, mas a dermato passou o Dermotivin Control. Ele suga a oleosidade e deixa a pele bem sequinha. Dra Vilma disse pra eu lavar as áreas oleosas com ele pela manhã e à noite, antes de dormir. Custa em média 30 dinheiros.



/ Pomada secativa de acne: Dra. Vilma passou pra mim a pomada Cetoconazol, que você encontra em qualquer farmácia. Ele serve pra micoses também, então é ótima pra matar as bactérias que fazem as espinhas inflamarem e ficarem grotescas. Então, quando uma espinha está começando a se formar, passo a pomadinha só na espinha e no outro dia ela já amanhece melhor, nem chega a inflamar. Custa mais ou menos 20 dinheiros.

/ Xampu a seco:  Uso dois: o Charming, da Cless, e o da Batiste, que tenho achado mais eficiente. É coringa pros dias que eu tô sem tempo pra lavar e secar o cabelo com secador. Custa em média de 8 a 15 dinheiros, dependendo do tamanho da embalagem e de onde você comprar o seu.


/ Adstringente: Uso o Clean e Clear da Johnson & Johnson. Uso sempre antes e após a maquiagem, pra limpar bem a pele pra receber os produtos ou pra remover qualquer resquício de make que ficar. Uso a versão não oleosa, claro.


/ Lenços Antioleosidade: Estou evitando usar muita maquiagem nesses período, mas algumas ocasiões fica impossível não usar. Então, pra essas ocasiões, que não posso lavar o rosto e nem aplicar mais pó porque senão meu rosto vira argamassa, uso os lencinhos antibrilho. Os meus são da John John, o Hit the Road, mas sei que existem de diversas outras marcas, inclusive, da Dermotivin.



E é isso, gente. Espero que vocês tenham gostado desse post e que essas dicas possam ajudar vocês de alguma forma. Eu continuo na minha saga contra a oleosidade na pele e nos cabelos, provavelmente até o baby que ainda nem existe nascer, e qualquer novidade eu conto pra vocês por aqui. Ah! E se vocês tiverem alguma dica para pele oleosa, deixa comentário aqui embaixo. 

Beeeeeeijo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário